
EPhar
Grupo de Estudos Farmacêuticos


Sobre Nós

Perfil
Composto por estudantes de graduação, de pós-graduação da Escola de Farmácia da UFOP e Farmacêuticos graduados, o Grupo de Estudos Farmacêuticos (GEPhar) é coordenado pela Professora Elza Oliveira. Está vinculado ao Laboratório de Farmácia Clínica da Escola de Farmácia e tem a pretensão de executar projetos de ensino, pesquisa e extensão no âmbito farmacêutico, promovendo educação em saúde e o desenvolvimento integral do farmacêutico, mediante aquisição de competências cognitivas complementares.
Estudantes são estimulados a participarem (com comprometimento) do GEPhar em qualquer etapa do curso, do primeiro ao último semestre, de forma que são consideradas, valorizadas e aproveitadas as capacidades e potencialidades de cada indivíduo integrante do grupo. Esta é sua característica peculiar.
Estratégias
Com estratégias específicas para potencializar as capacidades dos seus membros, o Gephar pretende utilizar formas alternativas para alcançar seus objetivos em função da demanda do curso de Farmácia, da profissão farmacêutica e da sociedade, utilizando técnicas de "brainstorming" de forma a
resolver problemas específicos, para desenvolver novas ideias ou projetos, para promover informação e para estimular o pensamento criativo.
Os produtos dos projetos são variados, tais como banners, folhetos impressos ou digitais, trilhas de audio (podcasts), cursos, oficinas, publicações científicas, debates, exibições de filmes.

+ + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + +
"Nascimento" do Grupo
O GEPhar começou da idéia e sonho de sua coordenadora, de montar um grupo que pudesse desenvolver atividades alternativas relacionadas com extensão, ensino e pesquisa em Ciências Farmacêuticas, de forma ampla, não vinculadas à nenhum tema específico. Dois estudantes do 2o período de Farmácia foram pró-ativos e, aos 11 de setembro de 2014, em reunião com a professora, se comprometeram como voluntários num projeto denominado "CinePhar: Cinema, saúde e Ciências Farmacêuticas".
Neste projeto inicial, a DVDteca pessoal da coordenadora foi doada para o Laboratório e foi iniciado um projeto piloto de exibição de filmes comerciais no auditório da Escola de Farmácia no campus da UFOP. Estava formado o embrião do GEPhar... Os filmes tinham temática associada à saúde, medicamentos, ciência ou ética e tais exibições eram seguidas de debates entre os membros e espectadores.
A comunidade acadêmica (docentes e discentes) se interessou pela atividade e aumentou tanto a demanda de ingresso ao grupo por novos estudantes quanto a de realização de outras atividades acadêmicas.
As reuniões entre os membros eram (e são) caracterizadas pela "tempestade cerebral" resultando em projetos idealizados para atender à demanda de Programas de Saúde da Mulher e de Assistência à Terceira Idade.
Todos os anos são elaborados novos projetos que instigam a capacidade criativa e intelectual dos universitários da área da saúde para o uso racional de medicamentos e formas alternativas de terapias.
Curta-nos
Tweet-nos
Siga-nos
Assista-nos
COMUNIDADE SAÚDE CONFIANÇA
ética
Conhecimento
+ + + + + + + + + + + + + + +
R E S P E I T O




